top of page

Contacausos participa de gravações do “Documentário Bardo”

Documentário resgata a arte de contar histórias

Contar histórias é uma prática antiga que, apesar do tempo, continua presente em muitas rodas familiares ou de amigos até hoje. No entanto, muito tem se perdido da narrativa oral, tanto o papel do contador quanto o fazer da contação. São poucas pessoas que mantêm o hábito e menos ainda as que vivem dessa arte. Com objetivo de ajudar a preservar esse saber milenar é que o acadêmico do 8º período de Jornalismo da Unochapecó Taulan Cesco resolveu produzir o documentário Bardo.


A proposta surgiu como Projeto Experimental (PEX) do curso. O propósito da disciplina é instigar o alunos a produzirem um produto midiático jornalístico. Taulan conta que a ideia veio até ele no fim de 2014, mas a decisão ocorreu na metade de 2015.


“Percebo que a narrativa oral tem sido pouco preservada e valorizada em sua totalidade. É claro, existem muitos contadores que se dedicam a perpetuar a prática, mas parece insuficiente”, afirma o estudante. Mais que isso, Taulan defende que há uma ligação de ser e estar entre a oralidade e homem.

“Historicamente, a comunicação (falada, escrita ou não-verbal) moldou o homem, esculpiu isso que somos. Então por que abandonar a contação, que é uma das representações da vida do homem?”, questiona.


Mais que contar

O nome “Bardo” remete ao povo ariano, que viveu há cerca de 2.000 anos a.C. onde hoje é a Europa central. Esse povo era muito propenso à oralidade, cantava e recitava lendas. A memória dos bardos, portanto, era considerada a sua “literatura viva”. E dar continuidade a isso é a maior finalidade do documentário.

“A contação de histórias tem um valor antropológico muito rico, porque o contar está muito além de apenas relatar histórias e causos. É através, também, da contação que o homem formar imaginários e vive a fantasia. Se nos foi permitido criar através da imaginação, devemos fazer jus a essa habilidade”, defende Taulan.


Fonte: http://revistaflashvip.com.br/documentario-explora-o-mundo-da-contacao-de-historias/


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page